NO ESCURO DO CINEMA DESCALÇO OS SAPATOS

7 Junho - 21h30
3€ - M6


15h00 – Sessão para Escolas mediante marcação pelo telefone 284 315 090 ou cultura@cm-beja.pt

De Cláudia Varejão
Elenco Rolf Lassgård, Bahar Pars, Filip Berg, Ida Engvoll, Tobias Almborg e Klas Wiljergård

Ano 2016
Duração 105 minutos
Género Documentário
Origem Portugal

A realizadora Cláudia Varejão e a sua assistente de som Adriana Bolito acompanharam a CNB durante doze meses, recolhendo as imagens que fazem parte do documentário que agora se apresenta.
Agachadas, invisíveis num canto escuro do palco, dos estúdios ou dos camarins, de certeza que nos apanharam a todos descalços, fosse no nosso quotidiano simples e rotineiro dos ensaios ou no mais emocional e frágil dos espetáculos.
Dançar, mais do que uma profissão, é um modo de vida e o título do filme, um poema de Adília Lopes, gentilmente cedido pela autora, remete-nos para a vulnerabilidade dessas vidas. Será destas imagens, guiadas por artistas e por todos que trabalham com a CNB que, seguramente, também rezará a história das quase quatro décadas da Companhia.
Luísa Taveira Abril 2015

A Companhia Nacional de Bailado está prestes a comemorar quatro décadas de existência. Na sua génese está a interpretação dos grandes clássicos e o acolhimento permanente de criações contemporâneas. O quotidiano é rigoroso para bailarinos, coreógrafos, músicos, ensaiadores, costureiras, técnicos de luz, som e toda uma vasta equipa que permite que a dança percorra as salas de ensaio e se alongue pelos corredores até chegar ao palco.
Este filme acompanha por um lado as criações, estreias e digressões da companhia de dança mais antiga do país e por outro, o trabalho silencioso e estrutural de cada bailarino.
Cláudia Varejão Abril 2015