ICA – INCENTIVO AO CRESCIMENTO ARTÍSTICO

FESTIVAL DANSUL
Dia 13 Novembro - 21h30
3€ - M3

Dia 14 | 11h00 | Entrada gratuita | M3
Sessão para Escolas mediante marcação pelo email geral@dansul.net 

A proposta do ICA é partilhar um método de pesquisa-acção do projeto Dansul para articular vontades artísticas, recursos de produção e interesses de sensibilização de públicos. Em 2014 pedimos a duas jovens coreógrafas para a olharem e escutarem a cidade de Beja, colaborando com as escolas de ensino artístico. Com este desafio exploraram no vídeo a relação corpo-espaço com o património edificado (histórico e contemporâneo) e trabalharam com jovens bailarinas e sonoridades locais. Resultou um díptico em dança para palco com duas assinaturas.

Calor, calma, planície, casas brancas, molduras coloridas, centro histórico mágico e arquitetura de grande escala; são surpresas e contrastes para os meus sentidos e o meu agir. (Carolina Cantinho)

Cheguei e fui. O que vejo não é aquilo que sinto. Percorro o antigamente e vou-me embora. Procuro a nostalgia na cidade, respiro fundo e sinto aquilo que vejo. Até Já. (Filipa Rodriguez) 

Carolina Cantinho
Licenciada em Design de Comunicação (UALG 2009), concluiu em 2012 o Mestrado de Criação Coreográfica Contemporânea (ESD). É bailarina e professora na Companhia de Dança do Algarve desde 2004, com prémios de interpretação em concursos internacionais como Barcelona Dance Grand Prix, Dance World Cup e Centre du Marais.

Filipa Rodriguez
Licenciada pela Escola Superior de Dança em Lisboa (2007) concluiu aí o Mestrado de Criação Coreográfica Contemporânea (2012). Lecionou no Ano Zero da ESD e é professora de ballet e dança contemporânea no Teatro Lethes em Faro. Como bailarina trabalhou com Filipe La Féria e a Companhia de Dança Laura Alvarez.

Ficha técnica e artística
Coreografia, vídeos e interpretação Carolina Cantinho e Filipa Rodriguez
Bailarinas em vídeo Beatriz Silva, Catarina Guerreiro, Inês Rodeia, Isabel Doutor, Leonor Revez, Margarida Oliveira e Rita Vília
Música e som Estúdio Portal do Som
Colaboração Conservatório Regional do Baixo Alentejo e Laboratório de Arte e Comunicação do Instituto Politécnico de Beja
Produção AMDA / Projecto Dansul

Org. AMDA - Associação em Mértola para Desenvolver e Animar
Parceria Câmara Municipal de Beja