EL ENANO - O ANÃO

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO ALENTEJO
19 Março - 21h30
3€ - M12

Pelo Teatro Tierra (Colômbia)

Os homens são como crianças, esquecem um jogo com outro, mas nunca esquecerão o jogo que jogarei com eles esta noite.

É uma versão livre sobre a novela homónima de Par Lagerkvist, escritor sueco, prémio Nobel em 1951. 
Em “O Anão” o autor concebe um monstro de 65cm de altura, dotado de uma apurada capacidade de exercer a destruição numa corte medieval onde campeiam os jogos de poder, as turbulências do amor, a traição venenosa, o mito da desolação, a prática do cinismo e a simbologia da perversidade metafísica.
É uma exploração dos labirintos do ser humano, uma reflexão dramática sobre os conflitos que afectam o mundo desde há séculos, ou talvez desde sempre, à hora de cometer a mais grave depravação contra a vida: a guerra, essa besta voraz que nos persegue e nos remete para a nossa própria impotência.
As personagens e os momentos transcorrem numa sucessão de atmosferas intensas e imagens ricas em acção cénica e em significação dramática. Teatralmente é uma proposta com base na interpretação e no engenho da encenação. Uma linguagem de época, nos inícios do século XXI, dialogando com o ser humano de agora e de sempre.
Esta obra apresentou-se em diversos festivais e países e está em permanente evolução, ganhando progressivas mudanças. “El Enano” cresce em cada espectáculo e continua a ser o mesmo.

Ficha técnica e artística
Dramaturgia e Encenação Juan Carlos Moyano
Autor Pär Lagerkvist
Atriz Clara Inés Ariza
Concepção Cenográfica Juan Carlos Moyano
Máscaras, Figurinos e Iluminação Guillermo Forero
Figurino do Anão Clarissa Muñoz
Desenho de Imagem Sebastian Moyano

Org. Lendias d'Encantar
Apoio Câmara Municipal de Beja