14ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

29 Outubro a 3 Novembro
 

A Festa do Cinema Francês chega finalmente a Beja! 
Criada em 2000 e organizada pelo Institut français du Portugal (IFP) a Festa do Cinema chega à sua 14ª edição. Vai decorrer em sete cidades do país de 10 de Outubro a 10 de Novembro e Beja integra pela primeira vez este périplo.
Tendo como objectivo primeiro a promoção do cinema francês, a Festa do Cinema traz até ao público português, de norte a sul do país, o que de melhor e mais recente se produz em França, mostrando, através da sua programação, a diversidade e riqueza das narrativas e olhares do seu cinema. Drama, comédia, documentário, animação, etc., a Festa do Cinema Francês procura oferecer um vasto leque de géneros cinematográficos. 
Outro dos seus objectivos é o apoio aos distribuidores portugueses na promoção dos filmes franceses cujos direitos eles adquirem para Portugal, de forma a que esses filmes possam ser vistos não apenas nas salas dos grandes centros urbanos (muitas vezes apenas, ou Lisboa e Porto), mas também que cheguem a um cada vez maior número de salas pelo país. 
Ao longo destes anos o número de filmes franceses a estrear e manter-se em salas tem vindo a aumentar e a existência da Festa não será estranha a esse recrudescimento.
A programação central da Festa do Cinema francês é composta de antestreias, dando assim a oportunidade ao público da Festa de descobrir, em primeira-mão antes mesmo da sua saída comercial, alguns dos filmes. Muitas vezes o público é mesmo presenteado com estreias absolutas. Outras, é mesmo a única oportunidade de o público os ver no grande ecrã em Portugal. A 14ª Festa do Cinema Francês mantém as grandes linhas de programação dos últimos anos: Antestreias – o melhor e o mais recente do cinema francês | Homenagem a uma personagem do Cinema Francês | Madrinha | O Universo da Animação | Grande Clássico – cópia restaurada. Este ano, haverá uma secção especial “Paris au Cinéma” integrada no quadro das comemorações dos 15 anos do Tratado de Amizade entre as cidades de Paris e Lisboa.

Toda a informação sobre a programação em Beja:
http://festadocinemafrances.com/14a/beja-29-out-03-nov/

Org. Institut Français em Portugal
Parceria Câmara Municipal de Beja