OS PEQUENOS VIOLINOS DA METROPOLITANA


29 Janeiro - 18h00
1,5€ - M6

Direcção Artística Inês Saraiva

Agrupamento constituído pelos mais jovens intérpretes da Metropolitana que sempre chama as atenções gerais pela qualidade das suas interpretações e pelo envolvimento em cada nova apresentação. É constituído por alunos do Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa que abordam a música através do método de ensino concebido pelo japonês Shinichi Suzuki em meados do séc. XX.
Este modelo pedagógico baseia-se numa aprendizagem do instrumento pela via da assimilação intuitiva (algo parecido com o contacto da nossa língua-mãe). Atribui um papel fundamental às aulas de conjunto e permite o início da aprendizagem muito cedo, a partir dos três anos de idade. Neste processo, os pais participam activamente.
Para além das aulas individuais semanais, os alunos frequentam ainda, mensalmente, duas sessões de conjunto, formando assim a orquestra “Pequenos Violinos da Metropolitana”. Os resultados do envolvimento de alunos, professores e familiares é visível em cada concerto e cada novo programa, captando igualmente as atenções do público, num momento especial para todos.
A classe é orientada e coordenada pela professora Inês Saraiva, que assume também a direcção artística deste projecto.

Org. Direcção Regional de Cultura do Alentejo
Apoio Município de Beja